sexta-feira, junho 24, 2005

Serviços mínimos????

Foi uma autêntica novela mexicana...
De um lado os professores a contestarem medidas drásticas por parte do Governo, por outro o Governo a "exigir" serviços mínimos para garantir o decorrer normal dos exames nacionais de Química, Inglês e Introdução ao Direito da última quinta-feira...
O objectivo foi bom por parte do Governo, mas não se podem esquecer que se foi provocada uma greve, alguém deve ter provocado!!! Isto é, os "maus da fita" não foram os professores...
De acordo com a presidente do Sindicato de Professores da Região Autónoma dos Açores, a decisão da Secretaria Regional da Educação de convocar serviços mínimos, à semelhança do que acontece no Continente, além de ser "ilegal", impede o direito à greve de 200 professores das ilhas. Foi explicado ainda que a classe não está obrigada por lei a prestar serviços mínimos, já que a sua actividade é passível de adiamento.
Os professores não tiveram a intenção de prejudicar a época de exames, mas também não podiam deixar que o Governo da República lhes retirasse direitos adquiridos sem se manifestarem contra.

sexta-feira, junho 17, 2005

--------SOL---------

Finalmente o SOL! Finalmente as FÉRIAS!
Venha a praia, venha o fim-de-semana, venha o Campo de S. Francisco, venha as patuscadas, venha as S. Joaninas, venha o S. João da Vila, venha mais quem/o que quiser vir... eu aceito o desafio...
Veio mesmo a calhar! Hoje entro em férias depois de quase 12 meses de árduo trabalho... Pena que é apenas uma semaninha, mas... com o sol (ai dele se se vai embora)... tudo se torna melhor!
Até daqui a uma semana! Bons comentários e bons textos para todos!

segunda-feira, junho 13, 2005

Só MESMOOOO em Portugal... É preciso ter lata!

Algumas das medidas aprovadas em Conselho de Ministros que atingem directamente os professores

- Aposentação completa só aos 65 anos de idade;
- Congelamento das progressões de carreira até final de 2006;
- Congelamento da contagem de tempo de serviço para progressão até 31/12/06;
- Impossibilidade de acumular reduções da componente lectiva por antiguidade com reduções para cargos;
- Impedimento, durante 2006, de reformas antecipadas, mesmo com as reduções de 4,5% ao ano;
- Fim dos Regimes Especiais de aposentação;
- Redução para 65% do vencimento quando em situação de doença.

sexta-feira, junho 10, 2005

Fico chateada... é claro que fico chateada!!!

Ontem à noite fiz grandes planos... de ir à praia, apanhar um solinho, de sair, de curtir o mar,...
Hoje acordo e deparo-me com este tempo horrível! Uma pessoa trabalha toda a semana, mata-se fechada num escritório, com um sol lindo cá fora... Só na hora do café dá para apanhar um pouquinho do sol... Quando chega ao feriado e fim-de-semana... é sempre a mesma coisa!
Fico chateada... mas é claro que fico chateada...

segunda-feira, junho 06, 2005

Perigo no mar dos Açores!!!

Este fim-de-semana matei as saudades da praia da Ribeira Quente...
No Domingo, percorri metade da ilha de S. Miguel apenas para recordar alguns momentos passados e viver novos momentos numa das melhores praias de S. Miguel...
Aquela encosta guarda momentos únicos... As águas cristalinas e, por vezes, escaldantes continuam lá... Apesar da derrocada de há uns anos atrás que destruiu várias famílias, a alma é a mesma... As pessoas, embora sofridas pelo desgaste e pela tristeza, continuam a levar a sua vida no meio do mar enfrentando as maiores tempestades... É de louvar aquele povo! A luta pela sobrevivência e a persistência é das características que mais admiro neles...
Voltando ao Domingo...
Este ano as nossas águas estão inundadas com uma espécie de "água-viva", mas com características diferentes... Duas características: bonitas, mas perigosas... Uns dizem que são caravelas, outros dizem que não... Ao certo ainda não houve quem me dissesse o que era aquilo, aquela espécie que desperta curiosidade aos mais novos e cautela aos mais velhos, porque estes últimos já estão batidos nas partidas das espécies marítimas... Parecem um balão de água cor-de-rosa e tem uns raios por baixo (tipo as águas vivas)
Na Ribeira Quente, por exemplo, no Domingo uma miúda foi atacada por essa espécie "sem nome" cor-de-rosa... Queimou-lhe as pernas... a pobre quase nem podia andar...
Tenham cuidado... Nem tudo o que é bonito se deve mexer...

Porque é que os homens não ajudam em casa?!

Ao chegar a casa, a esposa diz para o marido que se encontra sentado no sofá:
- Querido, não temos luz na entrada, vais ver o que se passa?
Ele, espirituoso, responde:
- Hello-ooooo!!! 'Tas a ver EDP escrito na minha testa?
Ela suspira e suplica:
- Mas então da uma olhadela na porta do frigorífico que não fecha...
Ele, de novo, responde:
- Hello-ooooo!!! 'Tas a ver Ariston escrito na minha testa?
Ela não desiste e diz-lhe:
- Ao menos vê se tratas das prateleiras da dispensa...
Ao que ele diz:
- Hello-ooooo!!! 'Tas a ver AKI escrito na minha testa?
Feliz com as suas respostas, o marido vai para o café confraternizar com os amigos. A certa altura, aí pela sétima mini, tem um rebate de consciência e decide ir a casa dar uma beijoca na mulher. Chega e encontra a luz da entrada arranjada, a porta do frigorifico impecável e a dispensa cheia de novas prateleiras. E comenta:
- Olé! O que e isto?
A mulher responde:
- Depois de saires estava tão desolada que me fartei de chorar. Até que o nosso jovem e simpático vizinho bateu à porta e ofereceu-se para arranjar tudo. Em troca só queria que fosse para a cama com ele ou então que lhe fizesse um bolo.
O marido:
- Então, que bolo é que fizeste?
A mulher:
- Hello-ooooo!!! 'Tas a ver Maizena escrito na minha testa?
(Homens: comecem a ser mais amigos das vossas esposas ;)

quinta-feira, junho 02, 2005

Portugal é dos Portugueses

Como é sabido de todos, foi necessário pedir aos portugueses para se unirem durante o EURO 2004 e pôr uma bandeira de Portugal na janela. O povo uniu-se por uma causa e dignificou o país.
Agora é tempo de nova união.
Guardemos as bandeiras do país, e vamos todos pôr uma bandeira negra, luto em forma de protesto, em nome do momento negro que atravessamos e do que ainda virá, fruto de uma má gestão por parte dos sucessivos governos, que continuam a gastar o que não têm, em prol das mordomias sem as quais não conseguem viver.
Dia 10 de Junho, façamos luto por Portugal, bandeira negra na janela por todo o país.
Não deixemos que meia dúzia de políticos gozem com 800 anos de História.

Teoria Portuguesa... (segundo um brasileiro)

Um português casa-se com uma linda mulher, mas no dia seguinte volta , furioso, para casa da mãe.
- Joaquim!? Disse a mãe, surpresa. O que aconteceu?
- Ora, pois, mãe... Depois da festa de casamento, eu levei a Maria para o hotel e fui para a cama com ela. Bom... Nós íamos fazer amor, mas eu descobri que ela era virgem!
- Ora, pois, uma virgem. Como é que pode?
- Eu decidi vir embora e nunca mais olhar na cara daquela mulher, mamã!
- Fizeste muito bem, filho, o que não serve para os outros, também não serve para ti!

quarta-feira, junho 01, 2005

Filosofia do Camelo

Um bebé camelo, estava por ali, à toa, quando, de repente perguntou:
- Mãe, por que os camelos têm corcovas?
- Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
- Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabes, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! - disse a mãe.
- Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! - respondeu a mãe com orgulho.
- Tá. Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então o que é que estamos fazendo, aqui no Zoológico?
Moral da história:
Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências, só são úteis se você estiver no lugar certo!